Ano letivo 2018-2019

Leituras (Con)sentidas de Sonetos de William Shakespeare

The students were asked to look for William Shakespeare’s biography, the sonnets and their translation into Portuguese. In which regards their syllabus, they had to find out words that are no longer used and find the message of the poem.
In the class, students were given the opportunity to listen to the recitation of the poems.

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/william_shakespeare

william

 

 

Viagens literárias

Desafiados pela professora de Inglês, alunos dos 10.º CT3 e CT4 selecionaram uma obra literária relacionada com os temas explorados na aula, leram-na e, em grupo, elaboraram, em Inglês, uma recensão crítica.

Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos efetuarem leituras extensivas e as analisarem criticamente.

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019

 

 

Ler matematicamente...

Desafiados pelos seus professores, alunos de Matemática do 11.º ano, turmas CT, aplicaram conhecimento de trignometria para ler e interpretar matematicamente a realidade e resolver dois problemas: "como medir o inacessível" e "como medir o inacessível a uma distância inatingível".

Estes trabalhos foram apresentados (Bússolas de Sentido / PNL Ler+ Jovem e Aprender com a Biblioteca Escolar) como exemplos da capacidade de os alunos aplicarem linguagens específicas na leitura da realidade e produzirem, por si, conhecimento em contexto real e ainda como exemplo da capacidade de integrarem competências transversais de literacia da informação, usando, nomeadamente, recursos de o "Aprendiz de Investigação" (Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca escolar).

Vários trabalhos estão disponíveis no Blogue eLeituras .

Pode ainda ver os trabalhos de Alexandre Salgado e Tiago Gonçalves aqui.

Medir o inacessível (pdf).

Medir o inacessível a uma distância intangível (pdf).

https://issuu.com/be.clara-povoa/docs/viagensliter_rias2019

 

 

 

Trabalhos de alunos | Lirica trovadoresca. Poetas contemporâneas.

Alunos das turmas do 10.º ano de Artes Visuais e de Ciências Sociais e Económicas foram desafiados pela sua professora de Português, Madalena Toscano, a escrever poemas segundo o estilo da poesia trovadoresca nas suas diversas vertentes: cantigas de amigo, de amor, de maldizer e de escárnio.

Os alunos tiveram, assim, como preconiza o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, a possibilidade de analisar criticamente a realidade, expressando-se não apenas na língua portuguesa, mas numa forma que lhe foi dada pelo estudo da literatura portuguesa, numa das suas mais belas expressões.

Neste livro disponibilizados alguns dos melhores poemas produzidos.

 

 

 

lirica trovadoresca


Colabore
Livros!
Loja!